Sindicato dos Práticos de Farmácia e Empregados no Comércio de Drogas, Medicamentos
e Produtos Farmacêuticos de Santos e Região.

SINPRAFARMAS

Não fique só, fique sócio

Teremos o prazer em atende-los, entre em contato
conosco:

 

Sede Santos

Rua Floriano Peixoto, 50 - 1° andar
Gonzaga - Santos
Telefone 13 3285-1661

 

SubSede São Vicente

Rua Frei Gaspar, 648
Centro - São Vicente
Telefone 13 3468-0492

 

SubSede Praia Grande

Rua Jau, 1.092 cj 25
Boqueirão - Praia Grande
Telefone 13 3302-4722

 

SubSede Peruibe

Avenida Padre Anchieta, 1.107 cjs, 24 e 26
Centro - Peruíbe
Telefone 13 3455-5125

 


     UGT Link    

Santos - Sede Oficial
A  IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

O balconista já sabe a importância da ética profissional no atendimento ao cliente. Para seguir a ética profissional e comercial e vender corretamente os produtos, o balconista precisa se informar constantemente sobre fórmulas, bulas, indicações e contra-indicações dos medicamentos. Ler as bulas dos remédios, prestar atenção nos tipos de medicamentos e nos nomes dos laboratórios fabricantes destes produtos irá facilitar e valorizar ainda mais o seu trabalho junto ao cliente. Quanto mais você conhecer sobre os produtos que está vendendo, mais consciência terá da importância do seu trabalho.

 

O trabalho ao balconista

O balconista de uma farmácia é um profissional a quem compete, com a supervisão de um farmacêutico ou do auxiliar de farmácia, executar as tarefas de organização do ambiente de trabalho e atendimento dos fregueses.

 

Em casos especiais, o balconista pode se encarregar da mistura e preparo dos produtos não medicinais com a supervisão do farmacêutico.

A agilidade do balconista é a grande aliada para o atendimento mais eficiente. Se a farmácia em que você trabalha não aplica injeções e não faz curativos, é importante que o cliente que solicita este tipo de serviço seja informado do motivo da impossibilidade de atendê-lo. Indique neste caso um local mais próximo que possa atender a necessidade imediata da pessoa. Ela ficará grata pela orientação e vai lembrar que pode contar com você quando precisar de ajuda.

 

Se o cliente quer um remédio e a farmácia não o tem no momento, você deve anotar o nome do medicamento e se comprometer a atender o pedido o mais breve possível.

 

Existem outras situações em que o balconista precisará de muita habilidade para vender. Independentemente do tamanho da loja, da publicidade que foi feita e de outros investimentos, com certeza as vendas só irão crescer se você desempenhar corretamente suas funções.

Fonte: Âmbito Farmacêutico - Manual do Balconista de Farmácia no 6